terça-feira, 13 de julho de 2010

6ºF Roda dos alimentos

Os alunos do 6ºF pintaram na parede da cantina da escola a roda dos alimentos.
Esta actividade surgiu da articulação entre a área curricular não disciplinar de Àrea de Projecto com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
Devido a algumas actividades que decorreram na escola às sextas-feiras, esta pintura não foi concluida dentro do período lectivo, no entanto e graças ao empenho e dedicação de alguns alunos, esta pintura foi concluida posteriormente.
Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a cantina e contemplar a nova roda dos alimentos devidamente actualizada.
Fica a promessa... para o ano há mais!!!













sexta-feira, 2 de julho de 2010

6ºB Parabéns!

Os alunos de 6º ano, turma B, participaram e ganharam o primeiro prémio de um concurso lançado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barcelos sobre "Pobreza e exclusão Social".

Esta turma, uma vez que já tinha colaborado na actividade da OIKOS, nomeadamente no "Levanta-te e Actua" e "Um euro faz a diferença", reunia todas as condições para participar no referido concurso. Assim e depois de alguns minutos em debate, foi criado um "guião" do filme. Este não poderia ter mais de 5 minutos, de forma que as imagens e o texto tiveram de ser simples, claras e directas.
As imagens foram compostas e começavam a produzir o filme.
Numa grande tarde de sexta-feira, os alunos, bem organizados, gravaram o som das suas vozes e adicionaram a banda sonora. Pouco depois finalizavam o filme e respiraram fundo com sentimento de dever cumprido.


Embora o entusiasmo fosse muito, sempre lhes disse que o prémio seria o menos importante uma vez que o objectivo principal tinha sido atingido: reflectirmos e conversarmos sobre estes problemas da pobreza e exclusão social.
No entanto, fomos "apanhados de surpresa" quando vimos que tinhamos ganho o primeiro lugar e que o nosso trabalho tinha sido reconhecido.

Há a salientar que estes projectos só poderão ser implemetados nas escolas quando a Direcção colabora. Nesse sentido queremos, eu e a turma, agradecer toda a disponibilidade , interesse e reconhecimento demosntrado pela Direcção e referir que sem esse apoio, este projecto, não teria sido realizado.

Sendo esta uma escola solidária, esta é a forma de vermos reconhecido o trabalho desenvolvido nela ao nível da solidariedade, respeito pelas crianças diferenças, integração de alunos de etnia e acolhimento dos alunos do CAT (Centro de acolhimento temporário).


Este prémio ganho pelo 6ºB é um prémio de todo o Agrupamento.


A Fernanda, como Delegada de Turma, representou todos os alunos que participaram no projecto e foi receber o prémio em nome da escola.

Bijutaria 6ºB e 6ºF

Os alunos do 6ºB e 6ºF construiram bijutarias com materiais oferecidos pela florista"Vilaflor". A ela devemos agradecer toda a disponibilidade, simpatia e empenho na oferta destes materiais.

Os alunos dividiram-se em pequenos grupos e trabalharam técnicas como: manualidades com contas e cristais, manualidades com trapilho, pulseiras em linha, pintura de frascos e construção de bijutarias com aplicações de diversos materiais.

Todos os trabalhos realizados foram expostos e vendidos no Arraial/Convívio do Agrupamento.






Conjuntos de anel, fio/pendente e brincos

Brincos e aneis

Brincos e pendentes imitando a filigrana e os "Brincos à Rainha Vianenses"


Fios e pendentes que conjugavam com os brincos


Património de Barcelos 6ºD

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Património de Barcelos 5ºF

Perante a proposta temática para a elaboração de trabalhos, os alunos recolheram a informação necessária, realizaram diversos estudos dos vários monumentos e selecionaram os materiais e técnicas a explorar.
Embora tivessem sido apresentadas várias ideias para o produto final, esta turma optou pela pintura em tecido.
Depois de realizarem vários estudos formais e cromáticos, os alunos elaboraram o projecto final da imagem que iriam pintar na T-shirt.
As imagens que se seguem apresentam os trabalhos elaborados pelos alunos.


Património de Barcelos - estudos

Os alunos de segundo ciclo realizaram estudos sobre os monumentos de Barcelos. Inserida nos conceitos sobre o Património Cultural Local, os alunos realizaram actividades de recolha e selecção de imagens e informações sobre o património.

Atraves do desenho de observação, os alunos realizaram vários estudos dos monumentos principais que envolvem a escola. Desta forma trabalharam-se conceitos de respeito e preservação do património, de um maior conhecimento sobre os mitos, as histórias e as personagens que se relacionam com os mesmos.

Posteriormente foram elaborados estudos cromáticos através da pintura expressiva.



Módulo/Padrão - 6ºF

Cunprindo mais uma das actividades planificadas, os sextos anos elaboraram trabalhos sobre módulo/padrão.
Os alunos realizaram actividades em que exploraram os vários conceitos e regras para a elaboração do módulo, nomeadamente a criação de padrões através da rotação, translação e alternância do módulo.
Fizeram ainda experiências com módulos simétricos e assimétricos.
As imagens seguintes mostram os padrões criados através da alternância de dois módulos.

Módulo/Padrão - 6ºB


Pelas minhas mãos...

Eu...