Os alunos de oitavo ano, depois de terem explorado várias técnicas, desenvolveram o seu projeto criativo. Apesar do trabalho ser individual, todas as meninas optaram pela mesma técnica e os rapazes optaram pelas construções de brinquedos em madeira.
O CataSonhos é um utensílio da cultura indígena, construído manualmente, com forma circular. O seu centro é preenchido por uma teia de fios e de onde se suspendem fios com penas nas extremidades.
Este amuleto era colocado no quarto das crianças, junto a uma janela. Tinha como função "filtrar" os sonhos de forma a deixar passar apenas os bons porque os maus sonhos ficariam presos na teia. As penas suspensas remetiam para os deuses protetores e os seus movimentos (causados pelo vento) era visto como uma presença divina. Eram colocados junto a uma janela porque a luz do dia "destruiria" os pesadelos e as más energias. Assim, a teia ficaria "limpa" para a noite seguinte.
Os brinquedos em madeira fazem parte das nossas memórias de infância e, numa sociedade tão tecnológica, voltar às nossas raízes e construir os próprios brinquedos é uma forma de desenvolver a criatividade e até a destreza manual.
É muito curioso ver rapazes, que dominam e lidam diariamente com as novas tecnologias, mas que se divertiram tanto a construir as suas miniaturas de aviões e casas.