sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CataSonhos

Os alunos de oitavo ano, depois de terem explorado várias técnicas, desenvolveram o seu projeto criativo. Apesar do trabalho ser individual, todas as meninas optaram pela mesma técnica e os rapazes optaram pelas construções  de brinquedos em madeira.

O CataSonhos é um utensílio da cultura indígena, construído manualmente, com forma circular. O seu centro é preenchido por uma teia de fios e de onde se suspendem fios com penas nas extremidades.
Este amuleto era colocado no quarto das crianças, junto a uma janela. Tinha como função "filtrar" os sonhos de forma a deixar passar apenas os bons porque os maus sonhos ficariam presos na teia. As penas suspensas remetiam para os deuses protetores e os seus movimentos (causados pelo vento) era visto como uma presença divina. Eram colocados junto a uma janela porque a luz do dia "destruiria" os pesadelos e as más energias. Assim, a teia ficaria "limpa" para a noite seguinte.







 Os brinquedos em madeira fazem parte das nossas memórias de infância e, numa sociedade tão tecnológica, voltar às nossas raízes e construir os próprios brinquedos é uma forma de desenvolver a criatividade e até a destreza manual.
É muito curioso ver rapazes, que dominam e lidam diariamente com as novas tecnologias, mas que se divertiram tanto a construir as suas miniaturas de aviões e casas.


sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Decorações de Natal

Este ano, o Pai Natal, resolveu instalar-se na Escola Dr. Nuno Simões!
Para animação de toda a comunidade escolar, a escola encheu-se de espírito de Natal com muitas decorações e trabalhos feitos pelos alunos.
Na entrada da escola, podemos encontrar o magnífico presépio, em madeira, realizado pela turma do PCA (alunos de etnia cigana) e no átrio da escola encontramos um Pai Natal que, como caminhou muito até à nossa escola, aproveitou para descansar num cadeirão, junto à lareira e, aos seus pés, estacionou um camboio de Natal com os globos de neve que os alunos fizeram.
















Dia Mundial da Luta contra a Sida

No âmbito do projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde), no dia 1 de dezembro comemorou-se o dia do combate a esta doença.
Só uma população elucidada e conhecedora dos meios de transmissão (sendo esta uma das doenças sexualmente transmissíveis), é que se poderá fazer abrandar e até erradicar esta doença. Claro que todas as informações passadas foram transmitidas de forma adequada a cada faixa etária e com uma linguagem muito acessível.
Como forma de marcar esta data, alguns alunos do Clube de Artes pintaram as letras e, o laço vermelho, foi pintado com as mãos de todos os alunos desta escola. Cada um deixou lá a sua marca.




Pelas minhas mãos...

Eu...