Para vocês adolescentes , homens e mulheres do futuro: é na família que alicerçamos os nossos laços afectivos. Um dia somos crianças, somos totalmente dependentes… os anos passam e connosco cresce a noção de independência. Achamos que eles são cotas, que não evoluíram… revoltamo-nos porque nos castigam, porque exigem que estudemos… “excluímo-los” da nossa vida porque eles já não são os nossos heróis… rejeitamos as suas ideias porque os nossos interesses são divergentes dos deles… desejamos ardentemente a nossa total independência para não termos de lhes dar satisfações… O pior é que só lhes damos o devido valor quando os perdemos.
Por isso amigos, aproveitem bem, usufruem de todos os momentos, explorem todos os laços afectivos com os vossos pais, com a vossa família… são esses momentos que vos farão crescer como pessoas e serão esses momentos que vos ajudarão a erguer a cabeça após um “tombo”.
Para os pais: saibam lidar, sempre cheios de paciência, com as rebeldias e irrequietudes da adolescência; saibam suportar as dores que, às vezes, os nossos filhos nos provocam; saibam estar presentes em todos os momentos das vidas dos vossos filhos e lembrem-se que, por muita altura e idade que tenham, estes serão sempre os vossos “meninos”.
Estes serão sempre aquele bebé que carregaram nos braços, estes serão sempre aqueles que precisarão de vocês mas que também vos deitarão a mão quando forem vocês a precisar.
Chorem, riam, conversem, abracem, partilhem… são esses momentos que perdurarão no tempo e desenvolverão o espírito de família… o espírito de Natal!
Para todos os nossos alunos,
Para todos os pais e encarregados de educação,
Um Feliz Natal e um próspero ano novo,
Estes são os votos de todos os professores
de Educação Visual e Tecnológica
da Escola E.B.2,3 Abel Varzim
Natal com Jesus:
1 comentário:
Parabens pelo blogue e por este magnifico texto.
Fiquei com os olhos rasos de água. Eu não aproveitei o que devia com os meus pais e hoje ao ler este texto arrependi-me.
Adoro este blogue.
Catarina
Aveiro
Enviar um comentário