sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Boas Férias

As férias deviam ser para descanso completo, no entanto e devido à quantidade de pedidos, cá está mais uma publicação.
Para que continuem, mesmo em férias, a "educacar a visão", poderão ver em seguida algumas imagens com recursos de estilo como dupla significância e ilusão optica.
Aproveitem e eduquem essa visão, porque Setembro está perto e espera-nos mais um ano de árduo mas divertido trabalho, certo "princesas" e "matraquilhos"?

Fotografia tirada aproveitando as regras da perspectiva e sobreposição.

Este é um quadro de Salvador Dali, pintor Surrealista. Nele podemos ver, num plano aproximado, um conjunto de esferas e formas cónicas organizadas através de linhas superficiais e de orientação quase imperceptiveis.

Num plano afastado podemos visualizar uma figura feminina (Gala, musa inspiradora de Dali).

Nesta imagem tenta ver uma velha - centra o olhar na saliencia que faz lembrar o nariz, mas poderás também ver uma jovem - centra o olhar na zona preta que faz lembrar o cabelo e aquilo que na "velha" é o nariz, na jovem é o rosto; a zona que na "velha" é a boca, na "jovem" é o pescoço e o queixo da "velha" é o peito na "jovem".

Imagem de Giuseppe Arcimboldo. Num plano aproximado vemos duas figuras, em posições quase simetricas. A figura da esquerda segura um jarro na cabeça; a da direita toca viola.

Num plano afastado podemos ver o rosto de duas figuras humanas.

Em Setembro seremos todos "Cristianos Ronaldos" do desenho, mas não se esqueçam, tal como no futebol os craques têm de treinar todos os dias, também nós o devemos fazer com o papel e lápis.

Até breve... ok, eu também estou cheia de saudades vossas!!!

Beijinhos

1 comentário:

Anónimo disse...

Stora,
Estou cheia de soudades suas. Venho sempre ver o blog para matar as soudades das suas aulas.
Nunca mais vamos ter nenhum professor como voce. Dá aulas divertidas mas aprendemos muito... e depressa, consigo é sempre a andar, a não ser que tenha o Miguel a chama-la e tem que repetir 20 vezes a mesma coisa mas sempre cheia de paciencia e calma.
Adoro-a


Pelas minhas mãos...

Eu...