domingo, 13 de dezembro de 2015

Halloween

No Halloween, as professoras explicaram-nos que esta não é uma tradição portuguesa, mas devemos aceitar e respeitar todas as tradições e todas as culturas.
Aprendemos que, há muitos, muitos anos atrás, as pessoas, como tinham poucos conhecimentos científicos, acreditavam em espíritos e em fantasmas. Nessa altura festejava-se o Hallowen para afastar esses espíritos e para que eles regressassem ao mundo dos mortos, as pessoas colocavam abóboras nas portas de casa. As abóboras representam as "caixas" onde se prendem as almas penadas ou os espíritos que vagueavam pelo mundo dos vivos. E, no dia 31 de outubro, dentro de cada abóbora acendiam-se velas que representavam a luz divina. No dia seguinte, 1 de novembro, iam ver as abóboras: se as velas estivessem acesas, era sinal que a abóbora e vela tinham afastado os espíritos daquela casa; se a vela estivesse apagada, era sinal que o espírito tinha ficado preso na abóbora. Então essa abóbora tinha de ser queimada, com a vela dentro, até arder toda porque, acreditava-se que só assim o espírito regressou ao mundo dos mortos.
Enquanto nós, alunos, vimos um filme "O Hotel da Transilvânia", os professores, sempre atentos a nós, decoraram as abóboras para que, também a escola, estivesse decorada nesta época. 









Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...