sábado, 29 de abril de 2017

As Maias

As Maias - É uma tradição do norte do país que consiste em colocar à porta de casa um ramo ou grinalda de flores que contenham giesta florida. Como a giesta floresce no mês de abril e maio, esta planta assume o nome de maia. A sociedade Grega e Romana já celebrava, por esta altura, mas sem data definida, o ritual de embelezar as casas com flores. Este ritual , no início da Primavera e início do ano agrícola, evocava a fertilidade e a abundância.
Com o Cristianismo conta-se que, durante a viagem da Virgem Maria para o Egito, esta foi deixando ramos de giesta pelo caminho de forma a encontrar o caminho de volta o que fez com que a giesta seja vista como uma planta sagrada.

Contudo, a tradição do dia 1 de maio remete-nos para a fuga da Sagrada Família em que estes eram perseguidos pelos Judeus. O Rei Herodes tinha sentido-se ameaçado com o nascimento do "Rei do Povo", resolveu enviar os seus soldados ordenando-lhes que matassem o menino Jesus de forma a acabar com esta ameaça. Os soldados seguiram-nos até uma pequena aldeia dispostos a matar todas as crianças lá existentes. Perante esta ameaça, um aldeão combinou com os soldados colocar um ramo de giesta na porta da casa onde a Sagrada Família pernoitasse e assim eles matariam apenas o Menino Jesus.
Qual não foi o espanto dos soldados quando, no dia seguinte, todas as casas da aldeia tinham um ramo de giesta na porta o que os impediu de identificarem a casa onde se escondia o Menino e assim, evitaram que ele fosse morto.
Desde essa altura é tradição no dia 30 de abril para 1 de maio colocar nas portas das casas um ramo ou grinalda de flores que também tenham giestas... maias.
** Há quem acredite que esta tradição também ajuda a afastar "as bruxas e os maus-olhados", ficando, desta forma, a casa protegida.

Na escola foi lançado o desafio da construção d'As Maias e a adesão foi muito significativa.
Todas as turmas colaboraram e participaram na atividade.
Mais uma vez, obrigada a todos os pais que, de forma tão empenhada, participaram e colaboraram.

F 1
          Mais uma vez, o pai de uma princesa do 1º ano, presenteou-nos com um trabalho maravilhoso com miniaturas em madeira: escorrega, baloiço, sobe-desce, mesa de merendas... Fantástico. Obrigada sr. Amadeu.


                                                                         F  2A



F  2 B

                                                                     
                                                                          F 3/4

                                                                            F 3

F4




Sem comentários:

Pelas minhas mãos...

Eu...