domingo, 29 de outubro de 2017

Mil tsurus pela paz

Sadako Sasaki -  Toda a história AQUI
Em 1945, os Estados Unidas da América, lançam uma bomba nuclear sobre Hiroshima. Nos arredores de Hiroshima vivia uma menina que se chamava Sadako Sasaki e que tinha apenas dois anos quando lançaram a bomba que destruiu a cidade toda. Sadako Sasaki e os seus pais fugiram desta destruição, contudo, durante a fuga apanharam uma chuva radioativa.
Sadako Sasaki cresceu feliz tornando-se uma grande atleta.
Um dia, no meio de uma prova de atletismo, caiu e ficou sem forças para se levantar. Foi hospitalizada e foi-lhe diagnosticada a "doença da bomba" (que mais tarde se denominou leucemia). Nesta altura a medicina não estava tão desenvolvida e os médicos limitavam-se a tentar minimizar os sintomas da doença.
No hospital, um dia, recebeu a visita de uma amiga, Chizuko Hamamoto e, as duas meninas, lembraram-se da lenda japonesa que diz que quem conseguir 1000 tsurus (pássaros da sorte feitos em origami), poderia formular um desejo.
Chizuko e Sadako muito animada resolveram fazer os tsurus. Mas, Sadako estava muito fraca, já quase não tinha forças para dobrar o papel, no entanto fazia um grande esforço para continuar. Consciente que a sua doença não tinha cura, comentou com a sua amiga de que o seu desejo seria que MAIS NENHUMA CRIANÇA NO MUNDO SOFRESSE POR CAUSA DA GUERRA.
Sadako Sasaki apenas conseguiu dobrar 644 tsurus. Morreu.
Os seus amigos e conhecidos dobraram os restantes e, no dia do seu funeral, reuniram os tsurus à volta dos caixão e formularam o desejo de Sadako Sasaki.

Tornou-se tradição, primeiro no Japão e agora por todo o mundo, nesta altura do ano, os alunos de todas as escolas se juntam para fazer os tsurus e quando se terminam os tsurus, de mãos dadas, todos juntos desejam que haja paz no mundo.


Na nossa escola já estamos a construir os tsurus!!!


Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...