domingo, 28 de setembro de 2008


"A Família" (1988)
Esta poderá ser uma das grandes obras de Paula Rego onde se evoca a igualdade de géneros, a forma como ela representa o homem pasivo que contrapõe com as acção feminina. Por outro lado, há icones que nos indiciam a presença de violencia doméstica como veremos mais pormenorizadamente.
Neste quadro podemos ver no primeiro plano, do lado esquerdo, uma mesa parcialmente coberta por um pano vermelho, onde também constam um jarro e uma flor vermelha em que parte pende para fora da mesa. No segundo plano, centrado, vemos três figuras, duas femininas e uma masculina, esta encontra-se sentado nos pés da cama e as duas mulheres cuidam dele. Num terceiro plano, podemos ver uma quarta figura que observa a cena, é uma figura bastante iluminada encontrando-se junto da janela que está aberta, no plano mais afastado vemos um armário com um oratório.
Paula Rego representa com frequência a figura masculina como inútil, também neste quadro, a figura masculina que deve representar o pai, está sentado, com as pernas afastadas, passivo, deixando que as mulheres tratem dele. A figura que está à sua frente, no meio das pernas da figura masculina, representa a mãe, pelo seu aspecto mais velho e fechado, segura as calças do pai. A figura que se encontra por trás do pai, será a filha mais velha, embora tenha um laço no cabelo, nota-se que não é tão velha como a menina que se encontra junto da janela. A filha está de joelhos em cima da cama permitindo-lhe segurar a mão e ajudar o pai com a manga, a menina junto da janela dirige o olhar para o observador, evitando olhar para a acção.
O oratório do fundo do quarto conduz-nos ao mundo da violencia domestica. Nesse oratório vê-se uma imagem feminina que eleva o olhar para o céu em prece e aos seus pés vemos uma figura masculina e jovem que luta contra um forma animalesca. Esta ultima figura ao manter um ramo de árvore levantada indicando que irá bater na figura que se encontra por baixo é uma mensagem de violência e provoca o observador que se sente provocado mas tambem ele passivo.

Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...