quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Paula Rego - A mulher dos bolos


"A Mulher dos Bolos" (2004)

Embora cada vez mais a sociedade se depare com a chamada epidemia dos novos tempos, a obesidade é preocupante, no entanto a obsessão pelo ideal de magreza é um culto em expansão, de tal forma que, segundo os dados recolhidos e publicados pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 35% das raparigas estudantes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos revelaram essa preocupação com o aspecto físico entre as quais foram detectados 8% de casos de bulimia e anorexia. Outra das grandes epidemias da sociedade conduz-nos ao abuso sexual de menores e à pedofilia que, embora já tenha sido um assunto trabalhado anteriormente pela artista, está ainda aqui bem presente.
Este quadro apresenta-nos os vértices deste triângulo social: obesidade/ anorexia/pedofilia, evoca ainda outro tipo de descriminação: a mulher que não corresponde aos estereótipos da beleza da mulher moderna.
A cena representada passa-se no exterior, no fundo vemos o mar e o chão é areia, podemos ver no centro da imagem, uma figura feminina, vestida de branco que tem nas mãos um tabuleiro com bolos, do lado esquerdo temos uma outra figura feminina deitada no chão, elegante e com os braços cruzados sobre o estômago, tem os olhos revirados e uma expressão fria. Por cima dela surge-nos uma figura monstruosa com mãos e pernas bastante finas e com cabeça de caveira, parece olhar para o observador, do lado direito, vemos duas figuras masculinas, um velho que é beijado por um jovem. Quanto à interpretação simbólica, vemos que a mulher do centro do quadro tem um olhar calmo e quase sorri enquanto segura num tabuleiro com bolos em forma de monstros, esta senhora vestida de branco não representa o ideal de beleza físico “imposto” pela sociedade, notando-se que apesar de gordinha deixa transparecer calma, tranquilidade e até satisfação. Em contrapartida, vemos a figura deitada no chão que, apesar de esbelta o seu rosto revela sofrimento, as mãos apertando o estômago, os olhos revirados e o monstro que passa por cima dela são sinal da dor desta figura.
Por trás desta cena surgem duas figuras masculinas, a figura mais velha, com os olhos semicerrados e olhando de canto para a mais nova observa a acção do mais novo que, de mãos nos bolsos o beija com alguma frieza. Neste quadro, Paula Rego faz três críticas sociais: A mulher de branco, que representa a mulher não estereotipada, no entanto com ar tranquilo, a mulher deitada, de uma beleza fora de vulgar para manter a sua magreza sofre vendo os bolos que se transformam em monstros e o monstro que paira por cima dela é sinal da anorexia e as duas figuras masculinas representam a pedofilia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Genial. Sem duvida que qualquer artista nas "tuas palavras" se transforma num génio. Muita sorte para a tua tese. Tu mereces tudo de bom. Beijinhos da Elvira


Pelas minhas mãos...

Eu...