segunda-feira, 29 de setembro de 2008


A Partida - 1987

Este quadro reporta-nos para uma certa intimidade entre as duas personagens do quadro. É uma cena de exterior onde representa a praia da Ericeira onde Paula Rego passava férias com frequência. Este quadro é composto por duas personagens, a figura feminina encontra-se de pé por trás da figura masculina que esta sentado num banco. A figura feminina está modestamente vestida o que conjuga com o avental branco que lhe atribui um papel de criada, no entanto o cabelo está preso com duas tranças o que lhe confere um ar jovial. O homem contrasta com a figura feminina no vestuário, visto que este se apresenta ricamente vestido.
A figura feminina cuida delicadamente do seu cabelo enquanto o homem se delicia com estes cuidados demonstrando serenidade e satisfação através da sua expressão facial. Os elementos pictóricos mais próximos do observador confirmam a ideia transmitida pelo titulo – A Partida. Desta forma, podemos ver uma mala com sobretudo pousado em cima indicando que a figura masculina está de partida.
Considerando que este quadro foi pintado num de grande sofrimento da artista devido ao agravamento considerável da doença de Vic. Nesta obra Paula Rego evoca a despedida eminente do seu companheiro de vida. As malas prontas e o casaco sobreposto sobre a mesma indicam-nos a noção que a artista tinha sobre a proximidade inequívoca da morte do seu amor e a quem dedicou tanto da sua vida mas ao mesmo tempo a quem devia tanto da sua carreira.
Torna-se um quadro altamente emotivo devido à temática e sobretudo à serenidade de um olhar que sabe que o fim está para breve.

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Olá, gosto do Blogue.
É bonito e bem feito.
Um abraço de;
Soberbo

teresa disse...

Sempre apreciei bastante esta artista.Acho fenomenal que pela arte e com a arte se possa comunicar, tocar ou sensibilizar as pessoas. Problemas como a bulimia/anorexia,pedofilia,aborto,sofrimento pelo pressentimento da morte de um ente querido...tudo isto e muito mais, sai das maõs da nossa Paula Rego e através de ti que nos ajudas na interpretação. bjs Teresa


Pelas minhas mãos...

Eu...