terça-feira, 7 de outubro de 2008


Branca de Neve com a Madrasta

No quadro “Branca de Neve e a Madrasta” a cena é constituída por duas personagens que interagem. O cenário foi restrito a um sofá e um tapete colorido. A figura que representa a madrasta está bem vestida e penteada, bem como apresenta sapatos de salto alto enquanto que a segunda figura apresenta vestuário juvenil onde se reconhecem as roupas características da Branca de Neve, conjugadas com uma fita vermelha no cabelo e umas confortáveis meias de lã.
A cena representada é ambígua na interpretação, vemos a madrasta que embora bem vestida parece uma serviçal que ajuda a menina a vestir-se, em contrapartida pode conduzir-nos à interpretação sexual, onde a madrasta ajuda a criança a preparar-se para satisfazer os prazeres sexuais do pai. Sob o ponto de vista da Psicologia, este quadro poderá ser representativa do Complexo de Electra que nos remete para a paixão entre as filhas e os pais, assim, a própria criança pode desejar sexualmente o pai de tal forma que o ódio pela mãe ou madrasta domina a acção.
Esta ajuda por parte da madrasta pode ser entendida como uma tentativa de humilhação de prova de inutilidade, isto conjugado com o facto de duas personagens estarem vestidas com dois estilos tão diferentes pode acentuar esse sentimento de humilhação. Enquanto a madrasta apresenta um vestido justo e curto, conjugado com um penteado sofisticado e sapatos de salto alto formando um conjunto elegante, sensual e sedutor, a Branca de Neve apresenta roupa infantil bem como o penteado que está preso casualmente e que, embora esteja bem justo à cabeça, a imaturidade é acentuada pela fita vermelha sem fim utilitário e apenas decorativa juntamente com as meias de lã que formam um conjunto pouco atraente e muito desajeitado.

Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...