terça-feira, 7 de outubro de 2008


A Prova – 1990

O quadro “A Prova” enquadra-se nas temáticas de crítica social. Vemos que a acção se desenrola no interior de uma casa em que podemos ver quatro personagens femininas.
No centro do quadro encontra-se a personagem principal à volta da qual se distribuem as restantes. Nota-se que é jovem embora não pareça feliz, o vestido branco, símbolo de pureza, encontra-se acinzentado em certas zonas que poderá apenas representar o grande tufado da saia ou então beliscar a pureza da sua personagem.
O olhar desta personagem dirige-se para o infinito, o braço esticado e a mão cerrada transmitem uma sensação de desagrado. Esta sensação é reforçada pela posição da menina que está sentada no sofá vermelho do lado esquerdo. O sofá vermelho, normalmente associado ao pecado, ampara a menina que também ela de branco revela uma postura de desilusão, derrota… descanso do guerreiro depois de travada a luta. A menina tem a cabeça pendente, parece dormir ou tentar desligar-se da realidade. Esta personagem ao representada como um boneco indica que a forma como algumas meninas da sociedade eram tratadas, os casamentos combinados e arranjados sem darem hipótese à mulher de escolher. As meninas eram tratadas como bonecos que obedeciam aos interesses dos pais e serviam muitas vezes como moeda de troca de favores.
As duas personagens que rodeiam a personagem principal apresentam-se vestidas de preto, cor sombria e triste, e assumem uma posição de decisão. A figura feminina do lado direito está ricamente vestida e aponta para a noiva de forma autoritária, por sua vez, a personagem da esquerda encontra-se ajoelhada indicando subordinação.

Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...