Esponsais, segundo “Mariage à la mode by Hogart - 1999
Este é mais um quadro onde é apresenta uma narrativa pictórica, no entanto, nas suas obras é a mulher que assume todos os papéis activos.
No centro uma mulher elegante empoleira-se no braço do cadeirão situando-se acima das outras personagens indicando superioridade; à sua frente vemos uma senhora que embora mais humilde revela também algum poder podendo ser uma nova-rica e o seu filho esconde-se nervosamente atrás dela. Por trás destes últimos vemos Dionísia (personagem do Crime do Padre Amaro) que sendo parteira, aborteira, conselheira e intermediária observa a cena de longe. Do lado esquerdo temos uma menina vestida de branco como sinal de inocência afaga com os pés o cão (ironicamente sinal de fidelidade) e olha de esquina para o seu pai que se vê reflectido no espelho do lado esquerdo do quadro e que parece vigiar atentamente a venda da filha. A mensagem mais pesada é simbolicamente representada no quadro do lado direito que funciona como um presságio ou antevisão do jogo de poder sexual que está eminente e no qual está representado um homem bem vestido que observa uma mulher despir-se. Nesta imagem está representada a superioridade masculina que “comprara” a esposa e a torna sua escrava sexual, por sua vez, a mulher representa uma figura inferior, sem vontade própria e numa posição de humilhação. A mulher é representada como um joguete ou brinquedo nas mãos masculinas.
Este é mais um quadro onde é apresenta uma narrativa pictórica, no entanto, nas suas obras é a mulher que assume todos os papéis activos.
No centro uma mulher elegante empoleira-se no braço do cadeirão situando-se acima das outras personagens indicando superioridade; à sua frente vemos uma senhora que embora mais humilde revela também algum poder podendo ser uma nova-rica e o seu filho esconde-se nervosamente atrás dela. Por trás destes últimos vemos Dionísia (personagem do Crime do Padre Amaro) que sendo parteira, aborteira, conselheira e intermediária observa a cena de longe. Do lado esquerdo temos uma menina vestida de branco como sinal de inocência afaga com os pés o cão (ironicamente sinal de fidelidade) e olha de esquina para o seu pai que se vê reflectido no espelho do lado esquerdo do quadro e que parece vigiar atentamente a venda da filha. A mensagem mais pesada é simbolicamente representada no quadro do lado direito que funciona como um presságio ou antevisão do jogo de poder sexual que está eminente e no qual está representado um homem bem vestido que observa uma mulher despir-se. Nesta imagem está representada a superioridade masculina que “comprara” a esposa e a torna sua escrava sexual, por sua vez, a mulher representa uma figura inferior, sem vontade própria e numa posição de humilhação. A mulher é representada como um joguete ou brinquedo nas mãos masculinas.
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