terça-feira, 7 de outubro de 2008


Pietá – 2002

Nesta série de oito trabalhos vemos “Pietà”, sendo uma das obras que, segundo a jornalista Ana Gastão (2003) foi considerada a mais intrigante, isto porque sabendo que Jesus morreu com trinta e três anos, qual seria o objectivo da artista ter representado Jesus e a Virgem com aspecto de criança? Na análise espacial vemos que o quadro é composto por duas personagens sendo uma feminina e outra masculina, aparentemente com idades próximas. A figura feminina encontra-se sentada no chão com uma saia vermelha e o fundo está pintado com cores quentes. A figura feminina olha objectivamente o céu e segura a segunda figura pelo tronco enquanto a figura masculina tem a cabeça pendente, o corpo aparentemente inanimado e quase nu mas sem qualquer tipo de ferida, ambas as personagens são jovens.
A Virgem Maria é aqui representada como uma rapariga simples que ao ser confrontada com uma gravidez assume o papel de mãe contra o preconceito da sociedade. A representação de Jesus como um jovem aponta para o facto de que um filho permanecerá eternamente criança para uma mãe. A associação destas duas figuras jovens torna a ideia da morte ainda mais dolorosa, por um lado a forma intensa como a Virgem segura o filho e olha para o céu em busca de auxílio, por outro lado a ideia de alguém que morre ainda jovem é mais dorida.
O sentimento de fé é-nos transmitido fortemente pelo olhar e pela postura das personagens, que é abertamente manifestado por Jorge Sampaio: “ uma religiosidade mais ou menos agnóstica; porventura, estarei a dizer uma blasfémia. Mas toda a gente sabe que sou agnóstico. Sinto, no entanto, existir um misticismo nestes quadros.”[1]
O recurso à representação do vestuário contemporâneo transporta a cena para a actualidade tornando-a intemporal. Perante este quadro, a artista evoca a fé, a dor da perda e a elevação do espírito.
[1] Jorge Sampaio na entrevista a Ana Marques Gastão

Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...