A Madrinha do Novilheiro - 1990
Esta obra representa uma cena interior, um quarto onde vemos uma cama, uma cadeira do lado esquerdo, uma mesinha, do lado direito, e um candeeiro que ilumina a cena. Em primeiro plano, vemos uma figura feminina sentada num sofá, coberta por um pano vermelho que simboliza o pecado mas que ao mesmo tempo contrasta com a cor da roupa da figura que sendo branca representa a pureza. Apesar da figura estar de lado para o candeeiro, tem o rosto bastante iluminado, bem como o pano que lhe cobre as pernas.
Em segundo plano vemos duas figuras de pé, um homem que pelo traje estará ligado ao toureio e uma mulher que o observa e lhe toca no peito, esta segunda mulher revela ser mais velha.
Paula rego refere que muitas vezes assistiu a situações de casamentos arranjados em que eram as “madrinhas” que tratavam dos mesmos de forma a conjugar riquezas ou como troca de favores. Pelo aspecto mais velho, sábio e pela postura vê-se que a mulher que se encontra de pé prepara o noivo para consumar o acto de forma a oficializar o casamento visto que o manto vermelho nas pernas da menina indiciam que ela espera calmamente pelo homem que recebe os últimos conselhos da mulher mais velha, por sua vez, mulher é mais uma vez usada como objecto sexual, muitas vezes sem vontade própria.
Esta obra representa uma cena interior, um quarto onde vemos uma cama, uma cadeira do lado esquerdo, uma mesinha, do lado direito, e um candeeiro que ilumina a cena. Em primeiro plano, vemos uma figura feminina sentada num sofá, coberta por um pano vermelho que simboliza o pecado mas que ao mesmo tempo contrasta com a cor da roupa da figura que sendo branca representa a pureza. Apesar da figura estar de lado para o candeeiro, tem o rosto bastante iluminado, bem como o pano que lhe cobre as pernas.
Em segundo plano vemos duas figuras de pé, um homem que pelo traje estará ligado ao toureio e uma mulher que o observa e lhe toca no peito, esta segunda mulher revela ser mais velha.
Paula rego refere que muitas vezes assistiu a situações de casamentos arranjados em que eram as “madrinhas” que tratavam dos mesmos de forma a conjugar riquezas ou como troca de favores. Pelo aspecto mais velho, sábio e pela postura vê-se que a mulher que se encontra de pé prepara o noivo para consumar o acto de forma a oficializar o casamento visto que o manto vermelho nas pernas da menina indiciam que ela espera calmamente pelo homem que recebe os últimos conselhos da mulher mais velha, por sua vez, mulher é mais uma vez usada como objecto sexual, muitas vezes sem vontade própria.
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