segunda-feira, 29 de setembro de 2008


A Madrinha do Novilheiro - 1990

Esta obra representa uma cena interior, um quarto onde vemos uma cama, uma cadeira do lado esquerdo, uma mesinha, do lado direito, e um candeeiro que ilumina a cena. Em primeiro plano, vemos uma figura feminina sentada num sofá, coberta por um pano vermelho que simboliza o pecado mas que ao mesmo tempo contrasta com a cor da roupa da figura que sendo branca representa a pureza. Apesar da figura estar de lado para o candeeiro, tem o rosto bastante iluminado, bem como o pano que lhe cobre as pernas.
Em segundo plano vemos duas figuras de pé, um homem que pelo traje estará ligado ao toureio e uma mulher que o observa e lhe toca no peito, esta segunda mulher revela ser mais velha.
Paula rego refere que muitas vezes assistiu a situações de casamentos arranjados em que eram as “madrinhas” que tratavam dos mesmos de forma a conjugar riquezas ou como troca de favores. Pelo aspecto mais velho, sábio e pela postura vê-se que a mulher que se encontra de pé prepara o noivo para consumar o acto de forma a oficializar o casamento visto que o manto vermelho nas pernas da menina indiciam que ela espera calmamente pelo homem que recebe os últimos conselhos da mulher mais velha, por sua vez, mulher é mais uma vez usada como objecto sexual, muitas vezes sem vontade própria.

Sem comentários:


Pelas minhas mãos...

Eu...